Notícias

Nova rede da BRK em Porto Ferreira para transporte de resíduos tem 11% de avanço na primeira semana

  • Categoria: Geral
  • Publicação: 19/06/2024 10:05
  • Autor: G1

Tubulação que vai conduzir lodo gerado nos processos de tratamento de água até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha está sendo implantada por Método Não Destrutivo, causando menos transtornos à população

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, terminou a primeira semana de obras de implantação da nova tubulação que fará ligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Oswaldo da Cunha Leme e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha com 11% de avanço. O novo duto será empregado no transporte dos resíduos dos processos operacionais da ETA para o tratamento da água.Nos primeiros dias de intervenções foram instalados 160 metros de tubulação em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) com 200 milímetros de diâmetro. O material foi escolhido por ser reconhecidamente mais resistente a rompimentos e estará presente no 1,4 quilômetro do percurso da tubulação.O projeto contempla o trajeto entre a ETA, na rua Daniel O. Carvalho, no Centro, até a interligação com uma tubulação já existente em área verde, que fica na extensão da rua Comendador Agostinho Prada, logo após a travessia da avenida Engenheiro Nicolau Forjaz. Na maior parte do trecho o lodo seguirá por gravidade até a ETE Fazendinha.

“O início dos trabalhos exige a adequada preparação dos equipamentos e da tubulação a ser empregada. Para a primeira semana de ações, tivemos um avanço dentro da previsão e sem intercorrências, o que é algo muito positivo”, afirma Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK.

Novo trecho começou na segunda, dia 17

Na segunda-feira (17/06), um novo trecho de 180 metros de tubulação foi iniciado na rua Comendador Agostinho Prada, sentido à área central do município. Para as intervenções, será necessário realizar interdições para o trânsito de veículos, ao longo da semana, nos trechos onde os trabalhos estiverem concentrados.

A instalação da tubulação é feita por Método Não Destrutivo (MND), que não requer a abertura de grandes valas em toda a via e, portanto, causa menos transtornos a motoristas e pedestres. Mesmo assim, as vias onde as obras acontecem, são devidamente sinalizadas por segurança, assim como algumas áreas de advertência.

Entre elas, no período de 17 a 21 de junho, estarão a avenida Engenheiro Nicolau Forjaz e as ruas Procópio de Carvalho e Carlindo Valeriani, além da via onde ocorrem os trabalhos.

Acompanhe a obra nos canais da BRK

É possível acompanhar o andamento da obra pelas redes sociais da BRK. A concessionária também mantém disponíveis seus canais de atendimento ao cliente para informações por meio do telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas, e pelo WhatsApp (11) 9 9991-0001, que pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Por Cristian Barbosa - Comunicação – Regional SP