Notícias

De zero a cinco estrelas: como é a segurança dos carros mais vendidos do Brasil; veja a lista

Avaliação é feita pelo Latin NCAP. Entre os 10 carros mais vendidos do país, um não alcançou nenhuma estrela no teste, enquanto quatro modelos tiveram nota máxima.
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 29/08/2024 11:11
  • Autor: G1

A denúncia do Fantástico de que há quase 2,5 milhões de carros com airbags defeituosos circulando pelo país reacendeu as discussões sobre a segurança automotiva no país. Afinal, desde que o problema com modelos da fabricante Takata foi descoberto, sete pessoas morreram por conta da explosão do airbag com mau funcionamento.

Os airbags são dispositivos de segurança obrigatórios no Brasil e estão ao lado do cinto de segurança como os itens primordiais quando se pensa em um carro com bons níveis de proteção. Mas há muitos outros aspectos que definem que um veículo está devidamente preparado para a proteção dos passageiros (e mesmo de pedestres).

Na América Latina, o órgão responsável por avaliar todos esses pontos e dar notas para os veículos em questão é o Latin NCAP, ou Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe.

Os testes realizados pelo Latin NCAP utilizam carros reais, que os chocam contra barreiras dos mais diversos tipos para avaliar a resistência e eficiência dos materiais utilizados pelas montadoras em seus projetos. São os chamados "crash-tests".

Desses testes é que são extraídas as notas dos carros, que podem ser de zero a cinco estrelas. Quando mais estrelas, melhor é o resultado daquele automóvel no teste de colisão.

g1 levantou as notas dos 10 veículos mais vendidos do Brasil, segundo o ranking de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Abaixo, você confere as notas atribuídas pelo Latin NCAP na proteção para adulto, além de saber mais sobre como funciona o sistema de avaliação.