Notícias

'Fantasia não é convite': veja dicas de proteção e ações contra assédio no carnaval

  • Categoria: Geral
  • Publicação: 06/02/2024 09:20
  • Autor: G1

'Período de muita alegria, mas não de abuso. Todas as leis continuam valendo', diz a comandante da Ronda Maria da Penha, que acompanha blocos e desfilesEm meio à folia, os casos de importunação sexual tendem a aumentar, segundo especialistas: beijos forçados, toques não autorizados e até casos mais graves de abusos.

Para combater essas violências contra a mulher, a Ronda Maria da Penha, da Guarda Municipal do Rio, tem atuado desde o início do ano em blocos e vai estar também nos desfiles da Sapucaí.

"Há muitos relatos de homens que ficam à espreita em banheiros químicos e de estabelecimentos buscando encontrar alguém mais vulnerável. É necessário muito cuidado porque eles buscam, infelizmente, o crime de estupro. Se possível, peça sempre para alguém ir com você", destaca Erica Paes, especialista em segurança feminina."Infelizmente, ainda existem homens que acreditam ter poder e direito sobre o corpo de uma mulher. Fantasia não é convite, nem dá consentimento ao homem para ultrapassar os limites."